quarta-feira, 13 de março de 2013



Linguagem corporal e o Significado dos Gestos

A comunicação sempre foi de suma importância para o homem em seu desenvolvimento social, cultural e tecnológico. Nos primórdios de sua existência o homem possuía como uma de suas únicas ferramentas de comunicação o próprio corpo. Com a utilização desta ferramenta orgânica estabeleceu-se a Linguagem do Corpo. Com o desenvolver de sua compreensão sobre si mesmo e o ambiente que o cerca o homem atinou que o corpo fala por meio de gestos, e quando aprendemos a interpretar os sinais da Linguagem corporal, temos elementos mais confiáveis de como esta pessoa está emocionalmente e o que a mesma quer nos comunicar inconscientemente, visto que os gestos deslizam da mente para o corpo sem a analise do racional.
A linguagem corporal está presente impreterivelmente em nosso cotidiano, na maioria das vezes não nos é perceptivo mas estamos demonstrando algo através dos nossos gestos.

É fácil perceber quando estamos irritados ou alegres, o olhar, o modo como nos posicionamos evidencia o momento pelo qual estamos passando. Esse modo de expressão também pode influenciar o ambiente em que nos encontramos. Por exemplo, quando alguém se aproxima rindo muito, involuntariamente sentimos uma sensação de contentamento, e o mesmo se aplica para as outros estados emocionais que nos são transmitidos por meio dos gestos executados. Muitas vezes é mais relevante o que não falamos do que o que enunciamos verbalmente. Porém nem sempre possuímos a compressão real do que estamos exprimindo, para tanto necessitamos estar atentos a tudo que comunicamos com a linguagem corporal. Assim sendo é certo de que o corpo fala e cabe a nós a busca pela compreensão do significado dos gestos que ele utiliza como voz.


Postura da cabeça
Movimentos de lado a lado: negação.
Movimentos para cima e para baixo: consentimento.
Para cima: neutral ou examinador.
Inclinada lateralmente: interesse
Inclinada para baixo: desaprovação, atitude negativa.



Postura dos braços
Cruzado standard: postura defensiva, também pode significar insegurança.
Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade.
Cruzar os braços segurando os braços: sinal de restrição.


Postura das pernas
Cruzado standard: atitude defensiva.
Cruzado em 4 (“tipo índio americano”): concorrência, discussão.
Cruzado estando em pé: desconforto, tensão.
Cruzar os calcanhares: dissimular uma atitude negativa.




Conceitos relevantes a considerar com a linguagem corporal:
Se você se inclina demais na direção da outra pessoa, você vai terminar invadindo seu espaço pessoal. Isto não deve ser feito quando ainda não existe muita confiança, pois você pode parecer agressivo demais.
Os braços cruzados são um sinal. Manter os braços cruzados é um sinal de afastamento e significa que a pessoa não quer se aproximar, que não sente confiança ou que não está muito bem.
Uma postura recolhida significa tédio.
Manter uma posição relaxada com braços e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiança e segurança.
Se aproximar demais ou um corpo rígido pode demonstrar agressividade.
Se mostrar com uma postura erguida é a melhor coisa a fazer quando você quer demonstrar segurança, valor e importância no que você está fazendo.
Mãos na cintura: desafio, agressividade.
Polegares na cintura ou bolsos: virilidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário