A Psicomotricidade
A Psicomotricidade pode ser determinada como a esfera transdisciplinar que estuda e pesquisa as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. Com base em uma visão geral do ser humano, a psicomotricidade considera de maneira integrada as funções cognitivas, sócio - emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
O Psicomotricista
É o profissional da área de saúde e educação que pesquisa, avalia, previne e trata do Homem na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da integração somato-psíquica e da retrôgenese.
A intercessão em Psicomotricidade
Reeducação ou terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o psicomotricista estuda e compensa a expressão motora inadequada ou inadaptada, em diversas situações geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afectivo.
Para que problemáticas é indicada?
Com incidência corporal: dispraxia, desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, estruturação espacial e temporal, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos;
Com incidência relacional: dificuldades de comunicação e de contacto, inibição, hiperactividade, agressividade, etc.;
Com incidência cognitiva: no plano do processamento informacional: défices de atenção, de memória, de organização perceptiva, simbólica e conceptual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário